segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Cibercultura - uma nova relação com o saber


Diz o Pierre Lévy que "em algumas dezenas de anos, o ciberespaço, suas comunidades virtuais, suas reservas de imagens, suas simulações interativas, sua irresistível proliferação de textos e signos, será o mediador essencial da inteligência coletiva da humanidade".

Leia o texto na íntegra clicando aqui

13 comentários:

Anônimo disse...

Nossa senhora do Rosário... que texto complexo.

Milton

Anônimo disse...

A INTERATIVIDADE PROPORCIONADA PELO
CIBERESPAÇO CONTRIBUI A NIVEL GLOBAL PARA A MESCLAGEM CULTURAL, QUE, MANIFESTA OS CONHECIMENTOS DA INTELIGÊNCIA COLETIVA, CRIANDO ENTÃO, A CIBERCULTURA.

NEUSA MACHADO

Anônimo disse...

Na sociedade contemporânea, a utilização de tecnologias para a realização de tarefas do cotidiano já não é uma novidade, tal transformação faz parte do fenômeno denominado cibercultura.
Cláudia

Anônimo disse...

TEXTO BOM, MUITO BOM.... ALTAMENTE COMPLEXO!
MARIA

Anônimo disse...

No mundo globalizado em que vivemos, o conhecimento não é mais privilégio somente de alguns.Ele é velóz e mutável. Ninguém é dono do saber. A todo momento somos incentivados a reciclar nossos conhecimentos. O professor é um mediador, um incentivador, mas o que é maravilhoso, que mesmo com toda essa tecnologia ,
ele é insubstituivel
Deoranja..

Anônimo disse...

Achei muito significativa a seguinte colocação de Pierre Lévy, onde diz que "o professor deve ser incentivado a tornar-se um animador da inteligência coletiva de seus grupos de alunos em vez de um fornecedor direto de conhecimentos."
Se seguirmos este norte no processo ensino-aprendizagem teremos sucesso.
Ivanilda

Anônimo disse...

Hoje o conhecimento passsou a ser um previlégio de todos , é rápido e eficaz. O professor é um intermediário entre a tecnologia e a sala de aula.
VILMA

Anônimo disse...

Nesta época onde a cibercultura está instalada mais se faz necessário o professor assumir o seu papel de "animador da inteligência coletiva " .
ANA CRISTINA

Anônimo disse...

Olá, a minha primeira intervenção foi para marcar que estive na pagina... mas não me detive em detalhe na mensagem. Hoje reitero as varias opiniões expressas anteriormente pelos colegas, com a interação à cibernética a nossa vida mudou muito, a prova é esta oportunidade de comunicar aqui com voces todos...

Milton

Anônimo disse...

É UM TEXTO COMPLEXO E REAL POIS O CONHECIMENTO HOJE É PRIVILÉGIO DE TODOS E A CIBERNÉTICA MUDOU NOSSA VIDA RAPIDAMENTE PROVA DISSO SOMOS NÓS MESMOS ENFRENTANDO ESSES NOVOS DESAFIOS...
MILCA FIUZA

Anônimo disse...

HOJE TODOS TEM ACESSO AO CONHECIMENTO E O PROF É UM INTERMEDIÁRIO ENTRE A TECNOLOGIA E A SALA DE AULA
CLARA SUZANA IZAGUIRRY

Anônimo disse...

Mesmo com toda a tecnologia, do ciberespaço, do mundo globalizado e do professor sendo o intermediário de tudo, não devemos esquecer que somos seres humanos e que temos em nossas mãos seres humanos também e que muitas vezes o único contato com um ser humano, acontece apenas na sala de aula.
M Eli

Anônimo disse...

Texto complexo,mas o principal é que o papel do professor é fundamental,pois a tecnologia só ajudará neste momento de grandes transformações!
Antonina